26 dezembro 2020

As festas de fim de ano

26/dezembro/2020
Sabemos que Jesus é o Cristo Consolador, feliz expressão, registrada em o Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo seis,  pois ele mesmo, Jesus, nos faz um convite irrecusável: “ *Vinde a mim todos os cansados e sobrecarregados, e eu vos darei* *descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde* *de coração, e encontrarei descanso para as vossas almas.* *Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.* ” (Mateus, 11: 28-29)2

 - Estamos conscientes de que o Mestre Nazareno é o ser mais perfeito que Deus (pai maior) ofereceu à Humanidade para servir de guia e modelo: Para o homem, Jesus representa o tipo de *perfeição moral* a que a Humanidade pode aspirar na Terra. 

- É possível, então, que nos falte, mesmo, *é* *a vontade firme de mudar a direção que estamos dando à nossa vida* , vontade disciplinadora  que possa nos libertar dos aflitivos séculos de conduta viciada, sempre geradora de sofrimentos nas inúmeras reencarnações reparadoras, que acentuam ainda mais os nossos erros  internos, o que equivale a dizer, *espirituais* .

 Pois somente a *“[…] vontade é suficientemente forte para sustentar a harmonia do Espírito* .”
 
- Com influências católicas em sua fundamentação, os adeptos da *umbanda* , religião brasileira, comemoram o as festas de fim de ano, assim como os cristãos, pois creem na divindade de Jesus.

- “Cultuamos e cremos em Jesus Cristo, que, na umbanda, é sincronizado como o orixá *Oxalá* , orixá que detém à; *sabedoria* *do serviço para humanidade!* 
É, por esta razão que a suas curas, envolvem mistérios de vida e pessoas, referindo-se as transformações de ideais cultuados, até o encontro com, dito orixá! Portanto, comemoramos as  festas de forma *livre* , já que a religião permite a seu devoto, liberdade”
Atente-se que liberdade não é exagero e desperdício, o que mudariam  as diretrizes da palavra liberdade,  para libertinaje!

- Nas festas de final de ano,  o intuito da religião umbandista é despertá-lo a criação do seu próprio modelo de  liberdade!
Sendo assim;
 *“O objetivo é despertá-los para a comemoração com paz e alegria, para que possam se reunir com amigos e parentes, em um espaço onde todos se considerem irmãos, filhos do Deus único, que é Pai e Mãe, e é chamado pelos umbandistas de Olorum ou Zambi”* 

- “Não significa que Jesus e Oxalá sejam os mesmos ‘seres’, *porém, emanam as mesmas energias e mistérios,* o que, de certa forma, denota a mesma comemoração”.

- As celebrações de passagem também representam esperança. Se hoje alguns rituais têm por objetivo atrair prosperidade e dinheiro, *saiba que nada é  melhor do que o esforço do seu trabalho* !
Atentamos, para que o nosso espírito; assimile a *força de vontade* que há em todos nós ante os rituais que o confundem!

- É preciso sim;  relembrarmos  do distanciamento  em tempos de pandemia, para que usando a liberdade não a convertamos em libertinaje, e tenhamos que chorar as consequências, já no início do novo ciclo, ano novo!
Sabendo que a religião, umbandista, só quer seu bem, desejamos que você faça sua escolha, daquilo que pretende conquistar! 

 - *As bênçãos estão por todo universo, vamos recomeçar a vida?!*

20 dezembro 2020

A gratidão do leproso

Do evangelho dos espíritos:

[...] Um deles, vendo-se curado, voltou sobre seus passos, glorificando a Deus em altas vozes; — e foi lançar-se aos pés de Jesus, com o rosto em terra, a lhe render graças. Esse era samaritano.
Disse então Jesus: Não foram curados todos dez? Onde estão os outros nove? — Nenhum deles houve que voltasse e glorificasse a Deus, a não ser este estrangeiro? — E disse a esse: *Levanta-te; vai; tua fé te salvou.* (S. Lucas, 17:11 a 19.)

- Cristo, quis mostrar-nos, com esse episódio, *que a gratidão é sentimento raro entre os homens.*  
- Grande parte das pessoas que recebe um benefício não se lembra de agradecer.
reconhecem a grande bênção por Ele recebida, mas não se tem notícia de  ajudar na propagação da fé , Cristo de fato era um grande missionário das coisas do Pai Maior (Deus), libertando não somente o corpo das paixões mau vividas da terra. Cristo ía além, transformava seu cotidiano o que equivale a dizer sua alma!

- Também não sabemos, de todos os que foram curados, quantos permaneceram sãos, visto que Jesus alertava a cada um: 
— *Vai e não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior* . Nesse entendimento equivale a dizer, *vá e resolve a tua maneira de viver no mundo* ! 

- Nos cultos africanos (umbanda) temos muitos leprosos, que servindo-se da fonte da suas energias curadoras, são incapazes de reconhecer que foi, alí, que eles recobraram a confiança ( *fé* ) que necessitavam para o dia a dia. 
Mananciais dos orixas, em especial de  Omolú-Obaluaê, que  é o senhor das doenças,   orixá da renovação dos espíritos,  senhor dos mortos e regente dos cemitérios; considerado o campo santo entre o mundo material e o mundo espiritual. *Portanto, aquele que ajuda na renovação da fé* !
- As  mensagens do orixá Omulú/Obaluaê são complexas, exigem muita reflexão!
Meditação, e esforço nos estudos da fé!
 - Como dissemos: *Saúde e doença são coisas que andam juntas.* Temos a imagem  que um hospital é um local para se curar; mas nos esquecemos de que é lá onde estão, *e também se pode pegar, as doenças mais graves* . Às vezes o inverso.
- Já que, o Orixá é uma figura que lida com *energias pesadas e difíceis de compreender* para a maioria dos seres humanos e adeptos da religião africana.
- Mas, se compreendermos bem o desapego que ele nos ensina e não o usarmos como pretexto para fugir do sofrimento desta vida; poderemos, assim, dar um grande passo rumo à real evolução espiritual (cura do espírito).
No mundo das teorias (ideias) tudo é possível , na prática (mundo físico) é que se encontra a materialização da fé, de um ponto de luz!
O qual irradia-se pelo mundo inteiro!

13 dezembro 2020

Reflexão

"Não ponhais a candeia debaixo do alqueire", capítulo XXIV, de O Evangelho Segundo o Espiritismo,

- A verdade sempre predomina.
Jesus se acercava, principalmente, dos pobres e dos deserdados (necessitados de tudo), porque são os que mais necessitam de consolações( orientação para o bom viver ); dos cegos dóceis e de boa-fé, porque pedem se lhes dê a vista, e não dos orgulhosos que julgam possuir toda a luz e de nada precisar. *A  vaidade é contrário a todo ato de humildade!* 

- O culto à mentira é dos mais danosos comportamentos que há  na sociedade o indivíduo  submete-se pela carência de luz e moral. Ilusão do ego, *da alma,* e por sequência o espírito (energia), logo  dilui-se ante a linguagem espontânea dos fatos. Envergonha-o   perante a luz da verdade ! Responsável por expressiva parte dos sofrimentos humanos, fomenta a calúnia que lhe é manifestação grave e destrutiva a infâmia, a crueldade ... Devemos fazer esforços em  deixarmos nossos legados no mundo !

- A maledicência é-lhe filha predileta, por expressar-lhe os conteúdos perturbadores, viciosos, que a imaginação irrefreada e os sentimentos infelizes dão curso em todas as manifestações da vida, refere-se então ao cotidiano de cada pessoa.

- Além desses aspectos morais, a *mentira não resiste ao transcurso do tempo.* Sem alicerce que a sustente, altera a sua forma diante  de cada evento novo e de tal maneira se modifica, que se desvela. Por ser insustentável, quem se apóia na sua estrutura frágil padece insegurança contínua no interior do seu ser, no interior da sua alma!
Levando inúmeros  projetos de fé (pessoas) para a morte. Não a morte física, e sim morte do espírito e toda a moral que os homens de bem, se empenham na conquista de um novo mundo, mais  evoluído, más justo e mais espirituoso, referindo-se a própria fé !

-  É exata na sua forma de apresentar-se, *a verdade é o inimigo normal da mentira.* Enquanto a primeira esplende ao sol dos acontecimentos e exterioriza-se sem qualquer exagero, a segunda é maneirosa, cheia  dos jeitinhos da vida, prefere a sombra e comunica-se com sordidez. Uma é fruto da realidade; a outra, da fantasia, que não           *medita*  nas consequências de que se reveste. Assim temos no mundo, espíritos irresponsáveis com seus atos e palavras, porém a vibração encontra o contraponto da verdade no silêncio !  São os dons da multiplicidade do bálsamo redentor do exemplo, que  há no Cristo!

- A mentira teme o confronto com a verdade. *Aloja-se nas sombras, e projeta-se com manchas na áurea da superfície do ser* (pessoas), espraia-se, às escondidas, e encontra, infelizmente, guarida (alimento).

- A verdade jamais se camufla; surge com força e externa-se com dignidade. Não tem alteração íntima do próprio ser (alma/espírito),  permanecendo a mesma em todas as épocas. Ninguém consegue ocultá-la, porque, semelhante à luz, irradia-se naturalmente. Nem sempre é aceita, por convidar às responsabilidades do cotidiano!

- A verdade, é amiga do discernimento, *é a pedra angular da consciência de si mesmo* , fator ético-moral da conduta saudável.

- Enquanto a mentira viger, a acomodação, o crime afrontoso ou sob disfarce, o abuso do poder e a miséria de todo tipo predominarão na Terra exaltando os fracos, que assim se farão fortes, os covardes, que se tornarão estóicos, os astutos, que triunfarão em detrimento dos sábios, dos nobres e dos bons,  discípulos que foram enviados para combater o mal, as transgressões da lei do universo!

-  Não medem esforços para impelir-lhes a propagação de tamanha luz moral, por saberem dos resultados que advirão com o seu estabelecimento entre as criaturas.

- A verdade espera... seus opositores na  doença , na velhice e na morte, é uma energia que permanece aos tempos,  ela é luz no meio da escuridão de gerações, é um processo natural da existência de Deus.  É a essência do próprio Cristo!

- A mentira é de breve existência. Seu perfume é  por  vezes atraente, porém efêmero ! Predomina por um pouco espaço de tempo, esfuma-se e passa...

-  Jesus, em proposta admirável, afirmou: Busca a verdade e a verdade te libertará.

- Ninguém tem o direito de ocultar a verdade, qual se fosse uma luz que devesse ficar escondida. Onde se encontre, irradia claridade e calor (luz).

- É  essência dos fenômenos que acontecen na Umbanda, ela codifica na  essência da palavra a própria luz, gerando a concentração das energias puras, que louvam  incansavelmente,  falando dos espíritos puros,  espíritos do  bem, dispostos para um pronto socorro, dispostos a  provocar o encontro com tua verdade ( *cura interior),*  que é a essência de Deus no teu corpo!
- O seu conhecimento (verdade) induz o portador a apresentá-la onde esteja (energia da mentira) no teu corpo de carne e osso, a divulgá-la sempre. Pelos benefícios que proporciona, pela luz que provoca e consequentemente pelas modificações das almas que lhe rendem culto (evangelho no lar) então, instala sua morada, transforma a suas vidas (famílias), é  um  ato de  profissão da fé que regenera o mundo!
É, a verdade de Deus, ajustando o progresso !

05 dezembro 2020

Reflexões

- Não há  inércia no universo!
Tudo é movimento, portanto tudo é possível, a ciência nos fala da energia, que quando codificada e explicada se manifesta, nas palavras ditas, podemos representá-las em ondas de frequência, ou  seja pessoas falando constantemente de um mesmo assunto, problema do qual a somatória, é igualmente proporcional ao número de pessoas emitindo ondas de frequência (palavras), transformando os ambientes em agradáveis ou insalubre, resumindo tóxicos !
 - Deus, é trabalho , pois é essência da vida, o verbo, que está em Jesus (oxalá). 
- Cristo é mestre, demonstrando para  a humanidade, a importância de  todo trabalho!
Inclusive do silêncio!
Porém, esse verbo(energia) também está em nós, em menor ou maior frequência, que é luz e energia(áurea) !
Resumindo se Deus é trabalho, os mestres como Cristo, os anjos e todos os santos trabalham, toda espiritualidade que conhece a força do pensamento trabalha, portanto a força do meu progresso  está no trabalho!
A preguiça em meu pensamento não encontra morada, estou sempre disposto para agir, gerando energia (trabalho) para aproveitar as oportunidades que a vida me oferece, não desperdiço o tempo, aproveito cada instante na  construção do futuro que almejo,  pois o desejo da carne (vida física) é passageiro e  minha alma é eterna , venço a ilusão com minhas escolhas!
Aproveito a missão do  Cristo na abertura de novos projetos, novos desafios e novas oportunidades,  mesmo quando estou sozinho, é neste período (intervalo de tempo) quando desperto da inércia que os outros colocam em mim, pela falta de orientação e atenção minha!
Nada pode explicar, o encontro com a minha própria verdade!
O espírito de verdade, é quem separa o joio do trigo!
E nessa vibração, todos meus atos, são colocados a prova , não para fazer-me sofrer, somente para acordar a missão da minha alma!

24 outubro 2020

A Bíblia diz em Romanos 6.23:

“Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”. O salário é a recompensa. Após um mês de trabalho, o trabalhador recebe sua recompensa. Assim também é o pecado. Ele cobra um salário, que é a morte (tristeza, angústia...).
Claramente aquí, está inserida a lei de *ação e reação* , já que naquele tempo a ciência não existia  para todos, é dizer  os conhecimentos  eram reservados para os mais abastados da época.
 *Mas o que Jesus fez?* Pagou o salário para todos nós.
Abrindo um caminho de possibilidades com o *Pai* , é dizer levou o conhecimento outrora reservado para os ricos, para as pessoas realmente necessitadas de tudo!
A morte de Jesus na cruz foi exatamente para pagar toda a dívida da humanidade. Não tínhamos nenhuma condição de pagar, pelos nossos erros e pela  maneira como operavam as políticas daquela época, Jesus assumiu o castigo (justiça divina) que era destinado a nós(humanidade). Por isso, o homem pode ser perdoado, pode ser salvo e reconciliado com Deus, já que Ele própio dizia o meu reino não é deste mundo, assim sendo, entendemos que Deus é amor, que passa pela justiça afim de equilibrar o pecado(inércia de entendimento), em outras palavras a ciência corrobora com o divino, desde que seus habitantes assim o entendam.
Saindo do estágio de inércia(pecado), para o que realmente acontece no universo, dando assim por concluída sua missão, para que todos procuremos  ocupações de acordo a nossa própria vibração, estado de consciência, para com as coisas do Pai(universo). 
Quando uma pessoa aceita essa verdade, entende que Jesus é quem salvou a humanidade. Ela passa a desfrutar a paz em seus dias na terra e adquire uma certeza chamada “vida eterna”. Sabemos no íntimo, através da oração em Cristo, que é  caminho, qual as nossas possibilidades para crescimento e avanço, aquí está a *lei do progresso* . Então, creia: o salário do pecado(inércia) é a morte, porém Jesus assumiu em nosso lugar para que pudéssemos ter vida(sabedoria), perdão(paz) e escrever o nosso nome no livro da eternidade, que é o próprio universo tornando-se um anjo de Cristo na terra. Claramente identificamos a Jesus, como veículo da própria luta contra o mal, pois Ele, próprio  dizia que tudo que estava no *Pai* , também estava no *filho* , associamos por estas palavras, a essência, energia que  está sempre conectado ao Pai, criador de tudo! Que despertando do sono profundo da ignorância que  há na humanidade, possa vivenciar essa promessa com suas palavras e ações!
Deus abençoe!

10 outubro 2020

E na casa espírita? Para que o silêncio?

Antes de responder a estas perguntas, precisamos levantar outra: *qual o seu propósito em ir à casa espírita?* 
A instituição espírita é um *espaço educativo,* onde recebemos o incentivo ao aprimoramento, a melhoria pessoal, a compreensão dos problemas e propósitos da vida real. Nela também encontramos a possibilidade de restabelecimento da saúde espiritual, e por vezes, psíquica e física. Para tudo isso é montada uma *delicada estrutura administrativa e curativa* , nos planos físico e espiritual. Delicada, ao ponto de recolher as impressões energéticas que produzimos, com os pensamentos e com a fala, degradante e  cheia de mundo, cooperando ou interferindo na eficácia das atividades ali realizadas.
É claro que além de escola-educandário, hospital-pronto socorro, a instituição é também oficina de trabalho, gerando novas ideias, novas oportunidades para quem anda perdido, nela recolhemos inclusive a afeição de familiares e amigos nas relações humanas alí desenvolvidas. Revemos as pessoas queridas. Confraternizamos. E para isso há momentos e por vezes espaços específicos para nos sentirmos à vontade o suficiente para uma boa conversação.
Entretanto, *não deixemos que o propósito saneador e curativo* *direcionado ao nosso íntimo se perca* ,quando da nossa presença nesse espaço!
Quanto trabalho físico desperdiçado, para a fonte sublime da alma, dos espíritos puros!
Repense, reveja, consulte, ouça, através dos apontamentos que lhe cheguem a intuição, quando estiver presente à instituição espírita . Não responda ao mundo,  a seu racismo, a sua intolerância e a o que é pior não justifique os fatos dos seus atos..
Ore, conecte-se!
Foi nesse intuito que você deslocou-se, até as fontes da vida, da alma e dos espíritos. 
Diz-nos ainda Joanna: “Não temas a viagem interior, o encontro contigo mesmo, nas regiões profundas dos arcanos espirituais”, pois nela encontra-se tua *cura* !

"Concentra-te, por alguns minutos, em companhia de Cristo, no barco de teus pensamentos mais puros, sobre o mar das preocupações cotidianas...
Ele te lavará a mente eivada de aflições.
Balsamizará tuas úlceras.
Dar-te-á salutares alvitres Basta que te cales e sua voz falará no sublime silêncio
Oferece-lhe um coração valoroso na fé e na realização, e seus braços divinos farão o resto"
(Emmanuel/Chico Xavier. Caminho, Verdade e Vida)

16 fevereiro 2020

Prece de Cáritas

Deus, nosso Pai, que tendes Poder e Bondade,
dai a força aquele que passa pela provação,
dai a luz aquele que procura a verdade,
ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.
DEUS! Dai ao viajor a estrela guia,
ao aflito a consolação, ao doente o repouso.
Pai! Dai ao culpado o arrependimento,
ao Espírito a verdade, à criança o guia,
ao órfão o pai.
Senhor! Que Vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes.
Piedade, Senhor, para aqueles que Vos não conhecem,
esperança para aqueles que sofrem.
Que a Vossa bondade permita aos Espíritos consoladores,
derramarem por toda parte a paz, a esperança e a fé.
DEUS! Um raio, uma faísca do Vosso amor, pode abrasar a Terra;
deixai-nos beber na fonte dessa bondade fecunda e infinita,
e todas as lágrimas secarão, todas as dores acalmarão.
Um só coração, um só pensamento subirá até Vós,
como um grito de reconhecimento e de amor.
Como Moisés sobre a montanha, nós
Vos esperamos com os braços abertos,
oh! Bondade, oh! Beleza, oh! Perfeição,
e queremos de algum modo alcançar a Vossa misericórdia.
DEUS! Dai-nos a força de ajudar o progresso, a fim de subirmos até Vós,
dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão;
dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde se refletirá a Vossa Santíssima Imagem.
Assim é, e assim será!

Oração de São Francisco de Assis

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se nasce para a vida eterna.